Nós JÁ estamos sendo dominados pela máquina! Essa era já chegou.


Em uma dessas muitas idas e vindas de meu atual casamento, resolvi mudar o estado civil de meu Facebook, aquele lá do campo de “Status de relacionamento”. Resolvi tirar o status de Casada, e deixá-lo em branco… Talvez sugerindo que eu estivesse solteira…

Eu fiz isso para mudar a minha própria cabeça com relação ao assunto, fiz isso por mim mesma, para começar a me sentir menos casada. Estávamos brigados, mas não fiz isso em hipótese alguma para punir o meu ex-marido na época (hoje marido, amanhã, não sei…). Em nenhum momento fiz isso para atingi-lo, ou agredi-lo, nem muito menos para chamar a atenção dele. De verdade. Fiz isso pura e exclusivamente por mim mesma, para começar a me sentir solteira novamente.

Para minha surpresa, ao clicar no campo “Alterar status do relacionamento” de meu perfil no Facebook, apareceu a seguinte mensagem:

4982408079272015584-account_id=1.png

Achei interessantíssimo.

O Facebook sabe que ele é um dos principais motivos de divórcios e brigas em relacionamentos hoje em dia. Não foi o meu caso com o meu marido, obviamente, brigamos por outros motivos. Mas essa super exposição que o Facebook dá a uma pessoa, o que antes era íntimo apenas aos amigos, nosso dia-a-dia, o que somos, o que pensamos e principalmente o que fazemos, está muito mais exposto em nossa timeline, do que nas conversas antigas de almoços de domingo em família. Não só pelo que publicamos, mas também pelo que seguimos, compartilhamos e muito também pelo que não publicamos.

Se alguém é infiel no relacionamento, rapidamente vai começar a deixar rastros no Facebook, se alguém não está tão contente assim num relacionamento, rapidamente vai começar a se perceber através de sua timeline. Invejo as pessoas que são realmente imunes à vida altamente ativa das redes sociais. Pessoas que ainda nos dias de hoje conseguem se manter neutras ou afastadas das publicações online…

Acredito que o Facebook hoje é um dos algoritmos mais potentes da face da Terra. Ele sabe tudo sobre nós, o que gostamos, o que não gostamos e principalmente o QUANTO nós gostamos ou não, disso ou daquilo. Ele nos prepara toda manhã para o dia que está por vir, com as notícias mais quentes que estão noticiando por aí, com todas as últimas fofocas da nossa rede de contatos e com os artigos, vídeos e memes mais atuais das últimas 24 horas. Ele realmente tem o poder sobre o nosso humor hoje em dia. E sabe disso.

O Facebook tem total consciência sobre seu poder, e sabe usar isso muito bem a seu favor. Ele sabe o quanto é responsável por nossas atitudes nos dias de hoje e sabe também o quanto tem o poder inclusive de nos destruir ou de nos fazer mal. Mas logicamente, destruir seus próprios hospedeiros nunca é o objetivo de nenhuma praga, não é mesmo? Então, sagazmente o Facebook controla o quanto ele tende a nos fazer mal e tenta evitar isso.

Ou seja, o Facebook sempre soube que é um grande responsável pelos divórcios hoje em dia, e rapidamente se prontifica a impedir que isso realmente aconteça por sua influência, pela exposição excessiva da verdade, ou pelo controle doentio da privacidade do cônjuge na vida de um casal. Pelo menos o Facebook tentar mitigar isso tudo.

Por isso, quando vi a mensagem acima de alerta a uma ação tão “simples” a qual eu estava prestes a fazer, que era alterar o campo status do meu relacionamento de Casada no meu perfil público do Facebook (que hoje já vale mais do que uma certidão civil propriamente dita), tudo isso muito me espantou. O Facebook chegou ao ponto de começar a se meter ativamente no relacionamento das pessoas??? É sério isso, Bial?!?!?

Muito curiosa, cliquei no botão “Começar”:

9018838488228909942-account_id=1.png

2372981582252504452-account_id=1.png

5883138949068405407-account_id=1.png

Nossa! Quanto poder na verdade nós temos de mascarar a realidade do que publicamos! Que já é na verdade uma máscara do que nós realmente somos e fazemos em nosso dia-a-dia!

O Facebook estava me alertando para o fato de que quanto mais lenha se bota na fogueira de uma briga, pior fica. O Facebook estava me ORIENTANDO a ser mais cautelosa com as minhas decisões de ruptura e estava ATIVAMENTE me dando opções para minimizar o impacto dessa minha atitude! E estava fazendo isso na minha própria linguagem popular, do jeito mais simples que eu pudesse entender. No lugar certo, na hora certa, na forma perfeita. Quanta psicologia aplicada, meu Deus!

Não me surpreenderia se o Facebook já conscientemente até soubesse que estávamos brigados, porque ele já sabe nossas localizações, já tem nossas conversas pelo Messenger, sabe a frequência de publicação de nossas fotos em comum. Sabe quem está em nossas fotos e inclusive sabe o humor das pessoas fotografadas pelas suas próprias expressões faciais!

Eu não cliquei em nenhuma dessas sub-opções de filtrar o status para diferentes pessoas, muito menos filtrar meu status para o Renato. Deixei tudo como estava, somente tirei o meu status de Casada e o deixei em branco (sem trocadilhos com o sobrenome dele, por favor). Cliquei em Salvar e pronto.

O mais importante para mim era não chamar a atenção dele, o resto eu não estava muito preocupada não. E o Facebook, sábio como é, já prontamente me informou que meu “ex-marido” NÃO iria ser notificado sobre minha alteração de status. Perfeito!

Não estávamos nos falando, então eu não sabia de fato o que tinha aparecido pra ele, ou não. Se ele tinha visto algo ou não.

Tempos depois, voltamos, e em nossa próxima discussão (sim, são frequentes) ele jogou na minha cara que se eu quisesse mesmo me separar dele eu não deixaria o status do Face como Casada. Oi????

Não dei ouvidos a esse comentário, ele sempre foi super avoado mesmo, nem deve ter percebido nada… Mas aí veio uma outra discussão, daquelas BEEEEEM idiotas, em um outro dia distante daquela anterior, e ele repetiu. Disse que ia mudar o status dele, que eu ia ver só! Blábláblábláblá bullshit, e eu, respondi que já tinha mudado o meu fazia era tempo!! Mais Blábláblábláblá bullshit, e aí ele repetiu dizendo que eu não tinha mudado coisa nenhuma, até parece, olha aqui ó!

Como é que é? Ele ainda está vendo o meu status como Casada????? Tô chocada!!! E ele, então, muito mais atônito ainda ficou quando viu que eu tinha trocado o status sim, e somente ELE não estava sabendo!! O último a saber??? Como é que é???

Obviamente a discussão imediatamente se acabou e fomos cuidar de um assunto muito mais importante. O que o Facebook realmente está fazendo uns com os outros, o quanto do meu perfil era falso pra ele e vice-versa… Nos divertimos bastante com as descobertas!

Parabéns, algoritmo do Facebook! Suas máquinas estão fazendo um excelente trabalho para manter a sanidade em nossas vidas.

Anúncios
Esse post foi publicado em Avulsos. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Nós JÁ estamos sendo dominados pela máquina! Essa era já chegou.

  1. Putz!!! Seria bom se não precisássemos de máscaras mas… é muito estranho o seu ex ainda continuar a te ver como casada!!! E se vocês nunca voltassem? Putz! E se for um caso onde o outro (no caso dele) ficasse alimentando falsas-esperanças… Enfim… acho interessante, esse é um caminho inevitável e sem volta, mas fico com o pé-atrás! rs
    Beijão Aline! Torcendo aqui pra vocês se curtirem mais e brigarem menos

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s